Sponsor

Blenio Bicolor






Nome no Brasil: Blenio Bicolor

Tipo de água: Salgada

País de origem: Indo-Pacífico

Tudo sobre Blenio Bicolor

Descrição

Esta é uma espécie de água salgada. Pequeno e rápido, o Blenio Bicolor tem uma exótica combinação de cores. A metade anterior varia de azul a marrom escuro, e a metade posterior tem a cor de laranja.
Expectativa de vida: 6 anos
Comprimento: até 11 cm

Características

O Blenio bicolor é um dos peixes mais apresentáveis e disponíveis para um aquário de água salgada, sem contar que é um animal de fácil manutenção. Com seus trejeitos únicos e uma cara de sapo, muitas vezes consegue chamar a atenção de seus proprietários e visitantes. É uma espécie tipicamente resistente e seu crescimento evolui quando tem em seu convívio as algas.

Cuidados básico

É importante medir o pH da água do aquário semanalmente. No caso desta espécie, deve ser de 8,1 a 8,4. Qualquer variação acima ou abaixo prejudica seriamente o animal. A temperatura ideal da água varia de 22 a 29°C.

Alimentação

Todos os peixes devem ser alimentados duas ou três vezes por dia, sempre em pequenas quantidades, que possam ser consumidas rapidamente. Não há uma quantidade pré-estabelecida de ração. Isso varia de acordo com o tamanho das espécies e o número de peixes no aquário.
Os peixes podem comer enquanto houver alimento disponível, por isso são mais frequentes casos de doenças por excesso do que falta de comida. Cabe ao dono dosar a quantidade. Deve-se observar a velocidade que os animais comem e colocar alimento suficiente para que seja consumido em torno de cinco minutos. Se sobrarem restos no aquário, a quantidade deve ser diminuída. Se acabar em menos de um minuto, deve-se fornecer mais ração. O Blênio Bicolor é um animal onívoro e costuma se alimentar também de alimentos em flocos.

Espaço para criação

Este peixe é um escavador nato e adora fuçar entre pedras e conchinhas para “construir” sua caverna. O aquário para esta espécie deve ter, no mínimo, 100 litros. A decoração pode ser feita com plantas flutuantes, pedras e corais. Para saber como montar um aquário de água doce, clique aqui.