Sponsor

Borboleta Africano





Nome no Brasil: Borboleta Africano

Tipo de água: Doce

País de origem: África Tropical, Nigéria, Camarões e Congo

Tudo sobre Borboleta Africano

Descrição

O macho é esguio e possui a nadadeira anal côncava e bem mais longa. A fêmea é mais gordinha e com a nadadeira anal reta. É um especialista em ficar na superfície da água. Quando visto de cima, as suas barbatanas peitorais lembram asas de borboleta. Sua cor é marrom com bege e suas nadadeiras são listradas em branco e preto.
Expectativa de vida: 5 anos
Comprimento: 10 cm

Características

Pacífico e comunitário. Este animal é predador de peixes pequenos. Prefere aquário com plantas vivas, especialmente algumas flutuantes. Elas formam sombra, que o peixe aprecia muito e evita que se torne estressado.

Cuidados básico

É importante medir o pH da água, que deve ser de 6,5 para esta espécie. Qualquer variação acima ou abaixo prejudica o animal. A temperatura ideal da água varia de 24 a 28°C . Uma tampa é necessária no tanque devido aos seus hábitos saltadores.

Alimentação

Todos os peixes devem ser alimentados duas ou três vezes por dia, sempre em pequenas quantidades, que possam ser consumidas rapidamente. Não há uma quantidade pré-estabelecida de ração. Isso varia de acordo com o tamanho das espécies e o número de peixes no aquário.
Os peixes podem comer enquanto houver alimento disponível, por isso são mais frequentes casos de doenças por excesso do que falta de comida. Cabe ao dono dosar a quantidade. Deve-se observar a velocidade que os animais comem e colocar alimento suficiente para que seja consumido em torno de cinco minutos. Se sobrarem restos no aquário, a quantidade deve ser diminuída. Se acabar em menos de um minuto, deve-se fornecer mais ração. Durante a alimentação, não se deve permitir em nenhuma circunstância que o peixe salte e fique fora da água. Se isto ocorrer, deve ser recolocado imediatamente no aquário. Esta espécie também aprecia comida viva, como pequenos insetos e peixes e minhocas, que podem completar sua alimentação.

Espaço para criação

Para este peixe é recomendado usar aquário de no mínimo de 120 litros, de preferência com tampa, para que ele não salte. Para saber como montar um aquário de água salgada, clique aqui.