Sponsor

Peixe Betta (“Beta”)

Peixe Betta (“Beta”)


Ficha Técnica


Nome(s) popular(es):  Beta, Betta, Peixe Lutador
Nome(s) científico(s):  Betta splendens
Família:  Osphronemidae
pH:  6.7-7.3
Temperatura:  23-27 ºC
Dureza da água:  25 dGH
Dismorfismo sexual:  Machos apresentam nadadeiras mais desenvolvidas
Alimentação:  Ração e pequenos alimentos vivos
Reprodução:  Ovípara
Origem geográfica:  Tailândia, Vietnã, Laos, Cambodia


História do Peixe Betta   

O Peixe Beta é um peixe originário do sudeste asiático e pertence à família Osphronemidae. Os peixes dessa espécie foram encontrados pela primeira vez próximo a uma tribo asiática chamada “Bettah” (na Indochina).
No Brasil, é conhecido como “peixe de briga siamês” pela sua agressividade entre machos da mesma espécie. As fêmeas quando colocadas juntas em aquário pequenos também se mostram agressivas: as maiores vão prevalecer sobre as menores para dominar o território. Já colocados em aquários com outras espécies não causam problemas aos demais.

Os bettas selvagens são de cor acastanhada (discreta) para se confundirem com o meio ambiente, com poucos tons de azul e vermelho nas barbatanas, são menores e menos agressivos. São encontrados principalmente em arrozais da Ásia.

Anatomia

A anatomia sexual, e as suas cores são bastante variadas. Os bettas possuem quatro nadadeiras. A nadadeira dorsal (em cima do dorso do animal), a nadadeira anal (que fica na parte de baixo do dorso do animal); na ¨barriga¨, a nadadeira ventral ou pélvica (localizada próxima à cabeça do animal) e finalmente a nadadeira caudal. É através destas nadadeiras que são divididos os diferentes tipos de Peixes Betta, como:
  • Double tail, DT (Cauda Dupla): Cauda dividida em duas partes.
  • Veitail, VT (Cauda de Véu): Caudas geralmente longas e finas.
  • Deltas, DT (Cauda Delta): Caudas bastantes razoáveis em forma de leque. Com ângulo de abertura de 30° à 100°.
  • Super Delta Tail, SDT (Cauda Super Delta):cauda semelhante a delta,mas com abertura superior, ângulo de 100° à 180°.
  • Halfmoon, HM (Cauda Meia-lua): cauda com ângulo de 180° ou mais.
  • Crowntail, CRT (Cauda de Coroa): cauda diferenciada das outras por prolongamentos dos filamentos espinhosos (ventrais, dorsal, peitoral).
  • Plakat, PKT (Cauda Curta): cauda semelhante aos seus ancestrais, curta e arredondada, a barbatana ventral geralmente acaba em bico.

Variedades De Cores

Cores sólidas – são peixes de cores bem definidas e acentuadas ex.: preto, laranja, rosa, lilás, verde, azul royal, púrpura, azul metálico, vermelho, branco, amarelo, etc.
Bicolor – são peixes que mantêm duas cores bases, sem nenhuma outra mancha ex.: azul/amarelo, azul/branco, castanho/amarelo vermelho/amarelo, preto/amarelo, e varias outras cores.
Butterfly – são peixes que contêm duas ou mais cores, sendo essas bastante variadas de indivíduo para indivíduo.
Vermelho e Preto – são peixes muito variados, na maioria dos casos nas cores cambodja, e com o tronco na cor mais clara do que as barbatanas.
Obs: todas essas variações de cores não são naturais, ou seja são peixes desenvolvidos em laboratórios e, por isso, são chamados de Beta, Alfa, Omega. Como comentamos acima na História do Peixe Betta, este peixe tem naturalmente cores mais discretas, quando na natureza.

Peixe Beta: Cuidados

O Peixe Beta não é um peixe que requer muitos cuidados especiais e tampouco é um peixe considerado frágil.
Estes peixes , assim como outras espécies (Ex: colisas) conseguem respirar o ar atmPeixe Beta Cuidadososférico. O que lhe dá essa condição é o desenvolvimento de labirintos, que fazem com que o ar passe bem próximo da corrente sanguínea, ocorrendo a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão, sobrevivendo assim em águas pobres de oxigênio.
Portanto, não precisamos ter como cuidados com o Peixe Beta o uso de oxigenação dentro do aquário.
Outro cuidado importante, como dissemos acima, é que o Peixe Beta é conhecido por brigar com outros peixes da mesma espécie, especialmente peixes do mesmo sexo (e, no momento da reprodução, com o sexo oposto em alguns casos). Por isso, é importante sempre ter o peixe beta como um peixe solitário, um por aquário.
É um erro achar que o peixe pode viver em aquários minúsculos, pois ele precisa de espaço para abrir sua bela cauda e o contato com o vidro causa estresse podendo até machucá-lo. Evite acessórios pontiagudos que possam ferir o animal. Se possível,  faça uma pequena caverna e o uso de plantas vivas oxigena a água e a mantêm limpa por mais tempo.

Peixe Beta: Alimentação

Peixe Beta AlimentaçãoO peixe Betta deve ser alimentado basicamente com comida de peixe: os flocos são bons se tiverem em sua composição um mínimo de 40% de proteína. Após a compra do peixe e este ser colocado em um novo aquário é normal ele não se alimentar no primeiro dia. No segundo dia devemos dar a ele dois flocos para ver se ele come; se ele comer, dê mais uns dois ou três. O ideal é que o peixe consuma sua comida em no máximo 5 minutos.
Podemos também usar alimentos vivos como, artêmias, enquitréia, micro-vermes e larvas de mosquito.

Reprodução do Peixe Beta

A reprodução do Peixe Beta é muito fácil. Mais complicado é a criação do filhotes, já que nascem muito pequenos, sendo muito difícil alimentá-los. É necessário um aquário de 10 à 15 litros, de preferência com plantas flutuantes, sem cascalho no fundo.
Para começar a reproduzir Peixe Beta, pegue uma garrafa transparente cortada no fundo e na parte do bico, para que fique parecida com um pedaço de cano. Este é o local onde será colocada a fêmea beta.

A fêmea Beta precisa estar em um estado ideal para reprodução. Para saber, é necessário observar o seu abdôme, que possuirá um ponto branco na região da sua cloaca. Nesse estágio, ela também estará mais “gordinha”. É nesse momento que pode ocorrer a reprodução do Peixe Beta.

Então, colocamos a fêmea Beta dentro da garrafa pet e o peixe Beta macho fica solto no aquário, para “namorar”. Quando isso acontece,  o macho construirá um ninho de bolhas, o que mostra que ele está também apto para a reprdução. Depois de o macho ter construído este ninho, retire a garrafa pet com cuidando, soltando a fêmea lentamente para não danificar o ninho de bolhas criado pelo macho.

A partir desse momento, começarão as investidas do macho sobre a fêmea, às vezes até, aparentemente, com bastante violência. Isso é normal durante o acasalamento do peixe beta.
Após a fêmea se render às investidas do macho, acontece o abraço nupcial, onde há a liberação dos ovos. São liberados cerca de 40 ovos por abraço e que são rapidamente fertilizados pelo macho. Após fertilizá-los, o peixe beta macho recolhe, com sua boca, ovo por ovo e os leva até o ninho de bolhas, deixando um ovo em cada bolha.
Quando terminada esta etapa, o macho começará a afastar a fêmea do ninho para protegê-lo. Quando isso acontece, devemos retirara  fêmea do aquário, sempre com cuidado para não danificar o ninho.

Peixe Betta Reprodução diferenças entre macho e fêmea

Como você pode ver, é bastante fácil diferenciar o Peixe Betta macho da fêmea
Após apenas 48 horas nascem os alevinos, que são muito pequenos (cerca de apenas 3 milímetros de comprimento). Após outras 48 horas, eles já consumiram o saco vitelíneo (um “envoltório” criado pela fêmea), que é a primeira alimentação deles.

Após consumirem todo o saco vitelínico, será necessário que nós alimentemos os alevinos. Há no mercado alguns preparos industrializados e, por outro lado, podemos usar algumas culturas caseiras. Eu, com a minha experiência em aquarismo, alimento qualquer espécie de filhotes com leite em pó em pequenas quatnidades, até que comam tudo para não turvar a água. E eles adoram!

Após os alevinos atingirem 5 ou 6 milímetros de tamanho, podem ser oferecidos náuplios de artêmias recém-eclodidas ou rações trituradas. À medida que forem crescendo, os alevinos deverão ser identificados se macho ou fêmea e separá-los um a um. Usar vidros de conserva é uma boa escolha. E pode acreditar: a experiência de reproduzir o peixe Betta é fantástica!

Esse foi o primeiro artigo sobre o Peixe Beta ou Betta aqui em nosso site. Ao longo do tempo, mais informações sobre este e outros peixes serão adicionadas em nossas páginas, então não deixe de nos acompanhar! Se você tiver quaisquer dúvidas, basta usar o sistema de comentários ao fim de cada artigo ou nossa página de contato para conversarmos!
Boa sorte!