Sponsor

Tetra negro

Tetra negro


Ficha Técnica

Nome(s) popular(es):  Tetra negro
Nome(s) científico(s):  Gymnocorymbus ternetzi
Família:  Characidae
pH:  6.0 e 6.5
Temperatura:  21-28 ºC
Dureza da água:  5-19 dGH
Dismorfismo sexual:  Os machos apresentam a barbatana anal maior e a barbatana dorsal menor, O macho tem o corpo menor que o da fêmea.
Alimentação:  Onívoro.
Reprodução:  Ovíparo.
Origem geográfica:  América do Sul


Tetra negro (Gymnocorymbus ternetzi), é uma espécie de caracídeo amazônico, muito parecido com outros tetras  negros, o importante é mantê-los em água ligeiramente ácida.



Características:

Os tetras negros possuem a cor prateada com duas listras pretas até a metade do corpo, da outra metade até a cauda predomina a cor negra. As barbatanas dorsal, anal e adiposa são pretas, as outras transparentes. É um peixe bastante resistente e ativo e gosta de aquários com vegetação e espaço para nadar. O tetra negro é recomendado para aquários comunitários, não se da bem com peixes de caudas grandes, pois costuma beliscar a cauda de seus companheiros. É um peixe de cardume sendo melhor manter no mínimo 5 ou 6 indivíduos no aquário. Vive de 4 a 6 anos em média e podem tornar-se agressivos com peixes menores.





Alimentação:

Por ser onívoro aprecia pequenos crustáceos e vermes. Aceita bem rações em flocos mas sempre que possível precisamos dar-lhes alimentos vivos, tal como artêmias e larvas de mosquito, que são muito comuns em seu habitat.

Reprodução:

É necessário observar se o casal já esta formado e removê-los para um aquário de 50 litros, de preferência para aquário com muitas plantas em especial musgo de java, com temperatura por volta de 29 graus. Após a fecundação, a desova geralmente é feita no dia seguinte e os ovos eclodirão após 24 horas, e nascem os alevinos que ficarão no musgo por cerca de 5 dias. É importante que se retire os pais após a desova,  pois os filhotes poderão ser devorados. Entre 200 e 400 ovos são postos entre as plantas. A iluminação do aquário deve ser diminuída nas primeiras semanas. Os peixinhos se tornarão maduros sexualmente após nove meses.