Sponsor

Peixe Oscar tigre

Peixe Oscar tigre


Ficha Técnica


Nome(s) popular(es):  Acará-Açu, Oscar ou Apaiari.
Nome(s) científico(s):  Astronotus Ocellatus.
Família:  Cichidae.
pH:  6.0 a 7.5
Temperatura:  23 a 28  ºC
Dismorfismo sexual:  O macho possui duas manchas redondas na região do ãnus, na fêmea as manchas são menores e diferentes de tamanho.
Alimentação:  É onívoro com hábitos carnívoros. No seu meio natural se alimenta de insetos, larvas, moluscos, crustáceos e também peixes.
Reprodução:  Ovíparo.
Origem geográfica:  América do Sul (Região Amazônica, e represas das regiões Nordeste e Sudeste).
Dureza da água:  Dh 6.0 (água mole). dGH

O Peixe Oscar Tigre (Astronotus ocellatus), é um peixe encantador e portador de grande inteligência. Por sua personalidade própria e interatividade, torna-se um dos melhores pet fishes.



Características

Os aquaristas novatos devem ter atencão, pois é um peixe de crescimento muito rápido, chegando aos 25 cm em dois anos. O Oscar Tigre adulto chega aos 40 cm, portanto é bom pensar em um tanque inicial de pelo menos 150 litros. Uma característica importante do Oscar Tigre é possuírem dentes nas suas mandíbulas, e também um conjunto de dentes faríngeos na garganta, para processar diversos tipos de alimentos e presas.
Os Oscares podem ser identificados pelos raios nas barbatanas, da ordem dos Perciformes. O nome Astronotus vem do Grego, astra = Raio + Grego, noton = dorso. Em sua morfologia corporal possui de 12 a 14 espinhas dorsais, 19 a 21 raios dorsais macios, 3 espinhos anais, de 15 a 17 raios anais macios, possui lábios grossos e boca grande, 7 poros préoperculares, primeiro arco branquial sem lobo. Rastros branquiais curtos e grossos, com muitos dentículos, as barbatanas dorsais e anais densamente escaladas. O corpo, na maioria das vezes é de cor escura com margem dos opérculos e partes ventrais laterais de cor laranja, e uma mancha arredondada preta com margem laranja na base da barbatana caudal.


O Oscar Tigre se sente melhor em pH neutro a ligeiramente ácido. Evite pedras pontiagudas ou que possam causar acidentes ao peixe, pois o Oscar arrasta pedras, arranca plantas e revolve areia de acordo com o seu gosto. Prefira troncos e rochas grandes e plantas sempre amarradas. A iluminação não deve ser intensa, para não estressar o peixe. Areia é o substrato ideal.

Alimentação

É um erro pensar que o Oscar Tigre é carnívoro, e só deve se alimentar de peixes vivos. Este peixe é um onívoro com hábitos carnívoros. No seu meio natural se alimenta de insetos, larvas, moluscos, crustáceos e também peixes. É preciso ter cuidado com alimentos vivos que podem transmitir doenças ao peixe. Dê rações específicas para onívoros 2 a 3 vezes ao dia.


Filtragem

A filtragem deve ser especial para o Oscar Tigre, pois são peixes que sujam bastante a água por conta do seu tamanho. Use filtros de grande capacidade de filtragem, além de resinas para filtragem química, pois elas melhoram a qualidade da água do aquário onde o seu Oscar Tigre esteja.