Peixe Mexirica
Ficha Técnica
Nome(s) popular(es): Peixe Mexirica
Nome(s) científico(s): Etroplus maculatus
Família: Ciclídeos
pH: 7,5 - 8,5
Temperatura: 25 - 28 ºC
Dureza da água: 10 - 15 dGH
Dismorfismo sexual: De difícil edentificação entre macho e fêmea.
Alimentação: Onívoro
Reprodução: Ovípara Origem geográfica: Sri Lanka e Índia
Com sua cor amarelo alaranjado intenso, esse nome é justamente por ter a cor de uma mexerica, e chama muita atenção em aquários plantados, é territorialista com peixes da mesma espécie como a maioria dos ciclídeos.
Características
O Peixe Mexirica é uma criação artificial do ciclídeo selvagem Etroplus maculatus, da India, na natureza é de cor opaca com listras e manchas negras, o único ciclídeo asiático que existe. Vive em água salobra na natureza, e em aquários necessita de adição de um pouco de sal marinho à água. De cor laranja, muito pacífico, convíve bem em aquários comunitários com outros peixes, porém, pode ficar muito tímido e até se isolar quando conviver com espécies maiores que ele. A temperatura deve ser constante, pois esta espécie é sensível a Ictio e outras parasitoses.
Alimentação
Não é exigente quanto a alimentação, são peixes onívoros, e comem alimentos de origem animal e vegetal, como alimentos vivos e rações. É necessário alguns cuidados em aquários plantados, pois adoram beliscar alguns tipos de plantas.
Reprodução
A reprodução é ovípara ocorrendo a desova em pequenos buracos feito pelos pais, ou pedras. É preciso colocar vários Mexericas para que se formem casais, é melhor adicionar um pouco de sal não iodado no aquário de reprodução. A fêmea desova entre 200 a 250 ovos. Os pais cuidarão dos ovos, movimentando as nadadeiras para proteger dos fungos, porém, não tem muito cuidado parental. A eclosão deve ocorrer 3 dias após a desova. A livre natação dos alevinos ocorre após uma semana da postura.