Sponsor

Peixe Limpa-Vidro

Peixe Limpa-Vidro


Aqui vamos falar destes fantásticos faxineiros dos aquários, os peixes limpa-vidro, que todo aquarista não pode deixar de ter em seu aquário pelo bem que prestam aos mesmos.

           



Características

O Otocinclus da família Loricariidae é ideal para aquários comunitários: pelo seu tamanho nem é percebido pela maior parte das espécies do aquário, mas deve-se evitar manter com espécies agressivas. Em grupos de pelos menos 5 controlam o crescimento de algas. A família dos cascudos contêm pelo menos 40 espécies distribuídas pela amazônia e sudeste, indo até sul do Brasil. 

Possuem características muito próprias, como as ventosas que se encontram na região da cavidade oral. Essas ventosas favorecem que estes pequenos peixes fiquem grudados nos vidros, e ajudam na limpeza quando ocorre o aparecimento de algas verdes e marrons. São peixes herbívoros, que necessitam de vegetais na formulação das rações oferecidas. O fato de se alimentarem de vegetais é uma das explicações do porquê eles ajudam na limpeza do aquário. Os Limpa-vidros podem se alimentar de restos de rações que sobram da alimentação de outros peixes. Possuem nomes populares como acari, acari-bodó, bodó, cari, boi-de-guará e uacari.


Características 

 PH: 6.0 a 7.5 

Temperatura:  19ºC a 27ºC. 

Alimentação 

É uma espécie que se alimenta na sua grande maioria de algas, fitoplâncton e também fungos, São peixes herbívoros, que necessitam de vegetais na formulação das rações oferecidas. O fato de se alimentarem de vegetais é uma das explicações do porquê eles ajudam na limpeza do aquário. Os Limpa-vidros podem se alimentar de restos de rações que sobram de outros peixes. mas se alimentam também de pastilhas de Spirulina por exemplo e também alimentos vegetais, pepino, espinafre, ervilhas, etc. 

Dimorfismo Sexual

É difícil de distinguir o sexo, mas geralmente as fêmeas são maiores que os machos. Quanto ao tamanho, macho como fêmea chegam aos 4/5cm.


Reprodução

É uma espécie difícil de reproduzir em aquários, mas no caso de querer se aventurar, o ideal é optar por aquários bem plantados. Os ovos geralmente são colocados em folhas, tronco ou pedras, bem como nos vidros do aquário como acontece com a maioria dos cascudos. Após 48 hs aproximadamente os ovos eclodem, e em torno de 2 a 3 dias depois começam a nadar livremente pelo aquário. Os alevinos são extremamente pequenos e delicados. Eu aconselho alimentá-los nos primeiro dias com leite em pó em pequenas quantidades para não turvar a água. 

Curiosidade 

Uma nova espécie de peixe, da mesma família do popularmente conhecido cascudo (família Loricariidae, espécie Hypostomus sp.), foi descoberta por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) na bacia do Rio São Francisco, em Minas Gerais. Batizado de Hisonotus bocaiuva, o animal foi descrito na última edição da revista científica Ichthyological Exploration of Freshwaters.