Morto ou vivo, fresco ou congelado, o camarão é uma das melhores iscas para a pesca costeira de água salgada. Miraguaia, peixe ósseo, linguado, garoupa, xaréu-preto, pampo, peixe-vermelho, robalo, truta do mar, sargo-de-dentes, pirapema e badejo estão entre as espécies que você pode pegar com este crustáceo. Há também uma série de maneiras de passar o anzol em um camarão, dependendo se você estiver pescando com ele vivo ou morto e como estiver apresentando-o.Método1
Morto ou vivo, fresco ou congelado, o camarão é uma das melhores iscas para a pesca costeira de água salgada. Miraguaia, peixe ósseo, linguado, garoupa, xaréu-preto, pampo, peixe-vermelho, robalo, truta do mar, sargo-de-dentes, pirapema e badejo estão entre as espécies que você pode pegar com este crustáceo. Há também uma série de maneiras de passar o anzol em um camarão, dependendo se você estiver pescando com ele vivo ou morto e como estiver apresentando-o.Método
1- sdas1Passe o anzol no camarão através da cabeça durante a pesca de arremesso ou corrico. Muitos pescadores gostam de prender o seu camarão através da cabeça. Há duas maneiras de fazer isso.
- Insira o anzol por debaixo da cabeça do camarão e empurre a ponta para fora por cima, evitando os órgãos vitais. Este método é preferido quando for pescar um peixe do fundo.
- Insira o anzol através da parte superior da cabeça do camarão, passando a ponta sob os órgãos vitais antes de empurrá-la para fora em outro lugar do topo da cabeça. Este método é preferido para a pesca de fundo.[1]
- Há uma desvantagem em prender um camarão através da cabeça: ele é mais propenso a cair do anzol.[2]
- 2Prenda o camarão transversalmente através da sua carapaça para a pesca de correnteza ou com boia. Passe o anzol logo abaixo da ponta de sua casca, evitando o estômago e pâncreas (eles são como manchas escuras no corpo do camarão). Isso leva vantagem do nado do camarão.
- Você também pode enfiar o anzol no camarão abaixo de sua cabeça e passá-lo pelo camarão para que a ponta saia no centro da carapaça entre os seus órgãos vitais. Isso permite que você lance-o para mais longe e recolha-o com mais facilidade, mas ele vai morrer mais cedo do que se estivesse com o anzol transversalmente através da carapaça.
- 3Prenda o camarão através da cauda para a pesca de arremesso. Esse método permite-lhe lançar ainda mais longe, já que a cabeça do camarão, onde a maior parte de seu peso fica, vai impulsionar a isca sem rasgar o corpo do camarão para fora do anzol. Quebre a ponta da cauda do camarão, depois passe o anzol através do centro da cauda para escondê-lo e retire-o através da parte inferior da cauda, longe o suficiente para o corpo do camarão cobrir o anzol.
- Você pode querer usar um anzol com farpas em sua haste para melhor segurar a cauda do camarão no lugar.
- Quebrar a ponta da cauda do camarão libera um cheiro que atrai peixes.
- Você também pode passar o anzol transversalmente no camarão através da ponta de sua cauda. Esse método é preferível quando houver obstáculos pesados que não sejam ervas daninhas.
- 4Enterre o anzol no corpo do camarão quando for pescar em um monte de ervas daninhas. Esse método de prender o camarão é semelhante ao usado pelos pescadores de competição quando pescam com minhocas de plástico. Quebre a ponta da cauda, depois passe o anzol completamente através da ponta da cauda. Puxe a haste e gire o anzol para que a sua ponta fique na parte inferior do camarão, depois enterre a ponta na parte carnosa da cauda.[3]
- Esta modalidade livre de ervas daninhas pode ser usada com um sistema de Carolina Rig. Passe um peso de 7 g em sua linha, depois amarre um girador. Na outra ponta, amarre um líder de 15 a 30 cm e seu anzol, depois coloque um camarão como isca. O peso vai levar o anzol para o fundo, enquanto o girador vai impedi-lo de escorregar até o anzol, e o líder vai permitir a sua isca de emergir do fundo.[4]
- Você também pode usar esse arranjo com um girador triplo. Prenda a sua linha a uma extremidade do girador, sua isca e líder a uma segunda extremidade e um peso de 7 a 57 g à terceira extremidade.[5]
Método2Formas de passar o anzol em camarão morto ou congelado
Método2
- 1Desmembre o corpo. Enquanto o camarão vivo leva a pesca a ter sucesso por quão bem eles nadam, o camarão morto atrai os peixes pelo seu cheiro. Por essa razão, você pode quebrar a cabeça, os pés e a ponta da cauda antes de enfiar o resto do corpo no anzol — e alguns pescadores nem mesmo se incomodam em realizar esse passo.
- 2Passe o anzol a partir da ponta da cabeça ou da ponta da cauda. Qualquer método é válido; você apenas tem que se certificar de que toda a haste do anzol está coberta.
- 3Adoce sua isca jig com camarão morto. Camarão morto é ótimo para dar ao jig um aspecto real de crustáceo, tanto se ele tiver uma saia ou um corpo de plástico macio. Se você decidir cobrir a ponta do seu jig, corte o camarão com uma faca em pedaços do comprimento da haste do anzol. Isso vai garantir que a isca seja do comprimento certo e, cortar em vez de quebrar, mantém a carne mais firme e por mais tempo no anzol.
- Para peças particularmente carnudas de camarão morto, você pode querer adicionar um trailer (dois anzóis juntos) para garantir que o peixe não morda a isca e não seja fisgado.
- Alguns pescadores preferem tirar a ponta da cauda e a junta acima dela, depois passar a cauda do camarão primeiro na cabeça do jig, certificando-se de que o corpo do camarão permanece reto quando o anzol é empurrado através dele.[6]
Método3Armazenando camarão vivo
Método3
- 1Escolha o seu balde com sabedoria. Você pode manter o camarão vivo tanto em um balde de peixe de uma camada quanto em um de duas camadas. Um balde de duas camadas facilita para trocar a água conforme necessário.
- Alguns guias usam baldes de 20 a 60 litros.
- 2Saiba o que seu balde pode armazenar — e não o encha demais. Muitos camarões na água significa que alguns deles vão começar a morrer — e quando alguns morrem, o mesmo acontecerá com os outros em breve.
- 3Mantenha a água fria. Verifique a temperatura regularmente e adicione gelo conforme necessário para mantê-la assim. Troque a água de vez em quando para manter o camarão em água fria e limpa.
- 4Oxigene. Como qualquer outra criatura marinha, o camarão precisa de um suprimento de oxigênio para se manter vivo. Há duas maneiras que você pode fornecê-lo:
- Use um aerador.
- Use um tablete de liberação de oxigênio. Ambos os itens estão disponíveis para o uso em baldes de peixes e vão funcionar tão bem com camarões.[7]
- 1Conserve o camarão morto como a pururuca. O camarão morto pode ser conservado em salmoura e transportado em pequenos frascos, como os pescadores de água doce carregam suas pururucas em suas caixas de pesca. Siga este procedimento:
- Pegue 225 a 455 g de camarão fresco.
- Retire a casca, cabeça e cauda.
- Corte-os em pedaços duas vezes maiores do que usaria para pescar com eles vivos.
- Coloque uma camada de sal no fundo de um jarro pequeno.
- Coloque um pedaço de camarão cortado no topo do sal.
- Coloque uma camada de sal em cima do pedaço de camarão.
- Coloque outro pedaço de camarão em cima do anterior.
- Repita alternando entre camadas de sal e camarão até que o jarro esteja cheio. O sal vai conservar e endurecer o camarão, permitindo-o ficar mais tempo no anzol.
- 2Recongele o camarão congelado que não foi usado. O camarão congelado não utilizado pode ser embalado e congelado novamente para uso em outra jornada de pesca, desde que eles não tenham estragado. É melhor verificar com o seu parceiro sobre como fazer isso e separar cuidadosamente os pacotes de camarão congelado dos alimentos congelados e rotulá-los como isca de camarão congelado.[8]